Voto impresso em 2018 só em 5% das urnas

2 Min. de Leitura
ADAA540 BSB - 21/07/2017 - ELEIÇÃO 2018 / NOVA URNA ELETRÔNICA (EXCLUSIVA ESPECIAL) - POLITICA - Nova urna eletrônica para eleição da 2018 equipada com impressora e repositório de voto impresso, no TSE, em Brasilia. FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO

A determinação para que na eleição de 2018 os votos eletrônicos sejam impressos será cumprida em no máximo 5% das cerca de 600 mil urnas do País. A impressão dos votos foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 na minirreforma política, após questionamentos sobre o resultado da eleição presidencial do ano anterior – quando a petista Dilma Rousseff foi reeleita no segundo turno vencendo o tucano Aécio Neves. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, alega que não possui recursos orçamentários para implementar a medida de uma só vez.

Inicialmente, estava prevista a compra de 35 mil novas urnas. Mas, após estudos, o tribunal chegou à conclusão que seria mais viável, tecnicamente e financeiramente, adquirir apenas as impressoras, e reduziu a previsão para 20 a 30 mil equipamentos que serão acoplados às urnas já existentes. O órgão deve lançar o edital da compra das impressoras em janeiro.

O custo para os cofres públicos foi estimado em R$ 2,5 bilhões num período de dez anos, segundo o TSE

Existe uma desconfiança do povo brasileiro em relação a confiabilidade do voto eletrônico. Um estudo feito em outubro pela Ipsos Public Affairs dá fôlego aos argumentos que instituíram a volta do voto impresso. A pesquisa revela que seis em cada dez brasileiros não confiam em urnas eletrônicas e apenas três em cada dez confiam no sistema eleitoral brasileiro.

(Estadão)

Compartilhar Notícia