Vacinação antecipada, veja como fortalecer o sistema imunológico para se proteger da gripe H1N1

3 Min. de Leitura

O Estado do Ceará começa a se preocupar com a Gripe H1N1, o governo resolveu antecipar a campanha de vacinação contra influenza para esta sexta-feira (20/04), e segue até o dia 1º de junho. A campanha estava prevista para começar na somente na segunda-feira (22/04),  quando começaria a campanha nacional.

O Dia “D” de Mobilização Nacional acontecerá somente no dia 12 de maio. Contudo,  a Secretaria da Saúde do Ceará concluiu hoje (19/04)a distribuição da primeira remessa da vacina.

A Gripe H1N1 é também conhecida como Gripe Suína ou Gripe A, ela é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1. Uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas, com sintomas mais fortes, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

A melhor a maneira de combater a Gripe H1N1 é manter o corpo saudável, com hábitos saudáveis, não existe solução rápida e muito menos fórmulas mágicas que são encontradas da noite para o dia.A saúde é um processo de construção que devemos cultivar todos os dias. Respiração, exercícios físicos, alimentação balanceada, que contenha vitaminas e nutrientes e boas noites de sono.

A doença foi detectada mundialmente pela primeira vez na pandemia de 1919 e, desde então, o vírus causador age como vírus de gripe sazonal. No México em 2008. Cientificamente, o vírus Influenza  já era conhecido por afetar os porcos, mas em humanos era a primeira vez que acontecia, através de uma mutação desse mesmo vírus, hoje conhecido como H1N1.

Grupo com prioridade

– Idosos
– Crianças de seis meses e menores de cinco anos
– Trabalhadores de saúde e professores
– Povos indígenas
– Gestantes
– Pessoas privadas de liberdade
– Funcionários do sistema prisional

Como se previnir

* Lavar e higienizar as mãos com frequência
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa
* Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca
* Ter boa alimentação e beber bastante líquido
* Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe
* Manter a sua casa bem arejada.

Alimentação     

Um dos pontos fundamentais do sistema imunológico é a vitamina D, que segundo o médico é na verdade um hormônio capaz de produzir substâncias antimicrobianas que combatem vírus, bactérias, fungos e outros agentes patogênicos. Níveis adequados de vitamina D impedem que o indivíduo desenvolva a forma grave da H1N1.

As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Compartilhar Notícia