Um ano de Trump

6 Min. de Leitura
Republican presidential candidate, businessman Donald Trump speaks during the Fox Business Network Republican presidential debate at the North Charleston Coliseum, Thursday, Jan. 14, 2016, in North Charleston, S.C. (AP Photo/Chuck Burton)

Há um ano, a incredulidade. Como fora possível que os peritos em análise política tenham errado tão estrondosamente o cálculo de quem levaria as eleições de 2016? Vá lá que Hillary Clinton não era exatamente figura carismática, querida ou admirada. Vá lá que a história do servidor privado quando era secretária do Departamento de Estado tenha levado – corretamente – a uma ampla investigação sobre o uso indevido de contas de e-mail pessoais para tratar de assuntos de governo. Mas Trump?

Sim, Trump. Trump mobilizou a base de insatisfeitos, de gente que nutre profunda antipatia pelos políticos e os operadores de Washington. Conseguiu contorcer as vísceras de um eleitorado desgostoso com “tudo isso que está aí”, e elegeu-se prometendo que a América agora viria em primeiro lugar. Dentre suas promessas de campanha, derrubar a reforma do sistema de saúde feita por Obama – o Obamacare –, promover reforma tributária com forte redução dos impostos corporativos, solapar a China com tarifa de 45% sobre os produtos importados daquele país, fazer algo parecido com o México afirmando que o Nafta – o acordo entre EUA, México, e Canadá firmado em 1994 – era o pior acordo comercial de todos os tempos.

Trump também prometeu remover todas as regulações instituídas durante o governo Obama, no setor financeiro, no de energia, nas questões climáticas. Disse que tiraria os EUA do acordo multirregional negociado com mais 11 países conhecido como TPP – o Acordo TransPacífico. Insistiu que o Acordo Climático de Paris de nada valia e que dele os EUA sairiam. Denunciou o acordo nuclear com o Irã e bradou que com ele acabaria. Fez do combate à imigração sua pauta mais feroz. O que sobrou dessas promessas?

Da lista, sobraram intactos apenas a remoção dos EUA do TPP – para a alegria dos chineses, que veem no retrocesso trumpista chance única para consolidar sua posição como potência geopolítica internacional – e o combate à imigração ilegal. Tão feroz está a guerra contra imigrantes ilegais que, dia desses, uma menina mexicana de 10 anos com paralisia cerebral foi apreendida pelos agentes de imigração dentro de uma ambulância, a caminho do hospital. Agora, está ela na lista de deportáveis.

De resto, Trump não conseguiu derrubar o Obamacare, já que a antes impopular reforma tornou-se legado difícil de desfazer. Nem sequer houve imposição de tarifa de 45% na China, sobretudo depois de rodadas de golfe e afagos com Xi Jinping. O Acordo de Paris e o acordo nuclear com o Irã estão, na prática, em banho-maria, já que deles Trump não pode retirar os EUA no momento. O Nafta está sendo renegociado a duras penas, com algum risco de que seja consumido pelas demandas unilaterais e irrazoáveis dos negociadores de Trump. Várias regulações da era Obama foram removidas, mas outras tantas devem esbarrar no judiciário, como ocorreu com a malsucedida tentativa inicial de proibir a entrada de nacionais de países islâmicos.

Em breve, Janet Yellen, atual dirigente do Fed – o banco central norte-americano – passará o bastão para Jerome Powell, advogado. A decisão de substituir Yellen é tão fora de padrão quanto todas as decisões tomadas por essa administração: geralmente, presidentes do Fed em primeiro mandato são renovados no cargo independentemente do partido que esteja no poder. Mas Trump não é muito chegado a economistas com credenciais acadêmicas impecáveis, como é o caso de Yellen e de Ben Bernanke, seu antecessor. Ao contrário, Trump gosta de cercar-se de gente que considera seus pares naturais: homens que fizeram fortuna, seja em Wall Street ou como empresários. É esse o currículo do secretário do Tesouro, do secretário do Comércio e do principal conselheiro econômico, Gary Cohn. Agora, é esse também o currículo do novo dirigente do Fed.

Powell terá o desafio de guiar a política monetária em meio ao crescente rombo nas contas públicas americanas que virá da reforma tributária. Republicanos pretendem emplacá-la até o fim do ano, cumprindo promessa trumpista. A combinação de rombos fiscais com economia e mercado de trabalho aquecidos prometem atormentar a vida do novo chefe do Fed, sobretudo se Trump resolver fazer a sua parte na gestão monetária por meio do Twitter.

Um ano de Trump e fiquei sem espaço para falar das perigosas ligações com a Rússia, dos vários funcionários demitidos, da guerra de palavras com a Coreia do Norte, das guerras culturais aqui nos EUA, dos primeiros resultados das investigações de Robert Mueller. Se o Brasil não é para amadores, Trump definitivamente não é para aprendizes.

Compartilhar Notícia