Postos de Fortaleza terão reforço de 1.300 doses da vacina contra febre amarela para aplicação nesta sexta-feira

3 Min. de Leitura

A vacinação contra a febre amarela será retomada nesta sexta-feira (19) em cinco postos municipais de saúde . A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que 1.300 doses da vacina já foram repassadas aos postos. Nesta quinta-feira, cada posto disponibilizou 700 doses, que já foram esgotadas em pelo menos dois postos.

Mesmo com a chuva que caiu na cidade, os postos tiveram mais uma manhã de filas por causa da alta procura pela vacina. Nos dois postos mais movimentados, no Centro e no Meireles, foram distribuídas senhas e muita gente não conseguiu se vacinar.

As doses chegaram ao Centro de Saúde do Meireles às 8h40, mas havia pacientes à espera desde 4 horas. Cem pessoas receberam senhas nos postos do Centro e Meireles, mas não deu para atender nem metade da fila. Todas as pessoas tiveram que mostrar o comprovante de viagem para as áreas de risco, que incluem destinos internacionais.

A coordenadora de imunização da Sesa, Ana Vilma Leite, ressalta que não há recomendação para a população cearense que não vai viajar tomar a vacina, já que o Ceará, está fora da lista de estados endêmicos.

“Estamos vendo muita procura nos postos. Filas quilométricas. Mas não há recomendação da população cearense tomar a vacina. Ela é exclusivamente para os viajantes. Única indicação que nós temos é para os viajantes. Não procure os postos se não for viajar para estados de risco endêmicos”, afirmou a coordenadora.

Em Fortaleza, a vacina contra a febre amarela é aplicada em cinco postos:

Centro de Saúde Roberto Silva, Avenida Borges de Melo, 910, Aeroporto

Posto de Saúde Messejana, Rua Coronel Guilherme Alencar, Messejana

Posto de Saúde Paulo Marcelo, Rua 25 de Março, 607, Centro

Posto de Saúde Carlos Ribeiros, Rua Jacinto Matos, 944, Jacarecanga

Centro de Saúde Meireles, Avenida Antônia Justa, 3113, Meireles

Sintomas

A doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção, de acordo com o Ministério da Saúde. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.

Cerca de 20% a 40% das pessoas que desenvolvem a versão mais grave da doença (15% do total de infectados) podem morrer./G1

Compartilhar Notícia