Paulo Guedes cancela compromissos em série após sugerir recriação da CPMF

3 Min. de Leitura

Guru econômico do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), o economista Paulo Guedes tem cancelado compromissos em série desde que vieram à tona informações de que teria sido beneficiário de uma fraude e de que sugeriu a recriação da CPMF.

Somente nesta sexta-feira, 21, ele cancelou sua presença em mais dois eventos. Guedes faria uma apresentação do plano econômico de Bolsonaro nesta manhã na Câmara de Comércio Americana (AMCHAM). À tarde, iria participar do congresso que está sendo realizado pela Expert XP, ambos em São Paulo. É o terceiro cancelamento de agenda do economista após Bolsonaro determinar uma “lei da mordaça” entre seus principais assessores.

Os outros eventos cancelados do economista, também fiador da campanha junto ao mercado, eram uma entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura e uma reunião com clientes do banco de investimento Credit Suisse.

Os eventos eram considerados relevantes para a campanha no sentido de expor ideias para o mercado e dar publicidade ao projeto econômico de um eventual governo Bolsonaro. Para investidores, os sumiços arranham a imagem do economista.

A campanha de Bolsonaro tenta estancar o desgaste provocado por declarações polêmicas de Paulo Guedes e do general Hamilton Mourão (PRTB), vice na chapa presidencial.

Na quarta-feira, 19, Guedes disse que estuda a criação de um imposto aos moldes da CPMF e a unificação da alíquota do Imposto de Renda em 20%.

Bolsonaro correu às redes sociais para reafirmar sua defesa da bandeira da redução dos impostos. Aliados tentavam falar com o economista por telefone, sem sucesso. Empresários telefonavam, preocupados, para entender o teor dessa “nova CPMF”.

Guedes, então, em entrevista aos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, confirmou a intenção de criar um imposto aos moldes da CPMF, sobre movimentações financeiras. Ele disse que esse novo imposto ocuparia o lugar de cinco outros tributos.

O presidenciável do PSL voltou ao Twitter na manhã desta sexta-feira e reiterou que é contra a criação de uma nova CPMF.

Bolsonaro que segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ter sido atacado a faca, já declarou que Guedes é seu “Posto Ipiranga”./ DP

Compartilhar Notícia