/Operação “Vereda” da PF combate rede criminosa de tráfico de entorpecentes no Ceara e envolve delegados e policiais civis

Operação “Vereda” da PF combate rede criminosa de tráfico de entorpecentes no Ceara e envolve delegados e policiais civis

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (6/12) a Operação Vereda, com o objetivo de desarticular rede criminosa formada por policiais envolvidos com o tráfico de entorpecentes.

Aproximadamente 150 policiais federais, com o apoio de policiais da Secretaria de Segurança Pública e da Delegacia-Geral da Polícia Civil, cumprem 27 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de condução coercitiva, 10 mandados de afastamento das funções, com recolhimento de armas, identidade funcional e distintivos, e 6 remoções compulsórias para outras unidades da Polícia Civil para atuar em funções administrativas. As ordens judiciais foram expedidas pela 12ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Ceará e estão sendo cumpridas em Fortaleza, Caucaia e Eusébio/CE.

A investigação teve início a partir de apuração sobre a comercialização ilegal de anabolizantes provenientes da Europa, elucidando a participação dos policiais civis em extorsões praticadas contra o principal investigado, culminando ainda na revelação de fortes indícios de cometimento de outros crimes, a exemplo de desvios de apreensões de drogas.

Os crimes investigados são de comercialização ilegal de anabolizantes, peculato, concussão, corrupção passiva, associação criminosa e tráfico de drogas.

A operação foi batizada de Vereda em alusão ao livre arbítrio que levou os integrantes da quadrilha, à sombra da condição policial, para a prática delitiva de crimes diversos.

(PF)

 

 

Deixe Sua Mensagem