O primeiro desafio de Renan é dentro do MDB

2 Min. de Leitura

O senador Renan Calheiros (MDB) atacou recentemente em sua rede social Twittrer o senador Tasso (PSDB) a quem chamou de coronel da política. A rixa entre Tasso e Renan não vem de agora, os dois já trocaram farpas no plenário do senado. Mas antes de enfrentar Tasso, Renan precisa vencer uma disputa interna dentro de seu partido. 

O MDB tem 12 senadores e como maior bancada do Senado, reza a tradição que o partido pode reivindicar a vaga de presidente. A atual líder da bancada, Simone Tibet, conta com boa base de apoio dos colegas e ao mesmo tempo prega que se a legenda lançar Renan pode perder o único espaço de Poder que ainda resta na Esplanada. A presidência da República ficou com o PSL e tudo corre para o DEM assumir o comando da presidência da Câmara, se o MDB perder o Senado pode ficar com as mãos abanando. Esse tem sido o argumento de Tibet, que Renan não consegue unir a própria sigla, quanto mais o Senado. Caso saia vitoriosa da disputa com Renan poderá receber apoio até de Tasso, que já sinalizou um possível recuo caso ela tire Renan do páreo. Tibet ainda pode atrair boa parte da bancada governista, que por hora sinaliza para Alcolumbre (DEM), mais seria muita benevolência entregar o comando das duas Casas para um único partido.

Renan coloca sua candidatura como garantia de independência da Casa e ao mesmo tempo tenta atrair a confiança do governo Bolsonaro assegurando as reformas e sinalizando uma identidade com o pensamento de Paulo Guedes. Renan ainda pretende judicializar a eleição no Senado caso as coisas não saim como planejado. Mas ele sabe que antes de mais nada precisa ganhar a indicação de seu partido contra a senadora Simone Tibet.

 

Compartilhar Notícia