O mérito do estudo e do conhecimento

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O desempenho desses estudantes é um estímulo à busca pela excelência no ensino

A cada ano, o desempenho dos estudantes cearenses nos vestibulares do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME) atrai a atenção do País. Para o ano letivo de 2016, foram 69 aprovados no IME e 61 no ITA. Um resultado espetacular bastante superior ao obtido por centros de educação mais avançados, como o Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Em relação ao ITA, instituição apontada como uma ilha de exceção no ensino superior de tecnologia no Brasil, os estudantes do Ceará alcançaram um título que muito nos orgulha: pela quinta vez consecutiva, o Estado foi campeão nacional de aprovações. Perto da metade das 140 vagas do ITA foi conquistada por alunos de escolas cearenses.

 

Escolas, professores e estudantes são merecedores de todos os elogios e honras. O fabuloso resultado não é obra do acaso. É fruto de métodos de ensino diferenciados, da capacidade intelectual e pedagógica dos mestres e do imenso esforço pessoal de jovens adolescentes que abrem mão dos prazeres prosaicos e, muitas vezes, do convívio familiar para se dedicar com afinco aos estudos.

 

O desempenho desses estudantes é um estímulo à busca pela excelência no ensino. Os resultados por eles obtidos exaltam a busca pelo mérito através da dedicação ao estudo disciplinado. Ultimamente execrada no Brasil, a meritocracia é uma palavra oriunda do latim que significa o poder do mérito como forma de se atingir os mais nobres objetivos nas áreas profissionais.

 

Nos últimos vestibulares, chamou a atenção o caso dos irmãos gêmeos Felipe e Mateus Castro que conseguiram aprovação no ITA e no IME. Filhos de uma atendente de supermercado, os dois relataram o segredo do desempenho: foco nos estudos da manhã à noite. Portanto, não há segredo. Há apenas esforço, dedicação e disciplina.

 

É o mesmo “segredo” que explica o desempenho de estudantes de escolas públicas que, através do Enem, conseguiram vagas em cursos de difícil aprovação na Universidade Federal do Ceará. O resultado obtido por eles e pelos gêmeos joga por terá o mito de que só os mais ricos são capazes de chegar lá. Na verdade, só os mais capazes é que chegam lá. Que assim seja.

 

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