Nova Russas: mais uma cadeia pública do interior desativada

2 Min. de Leitura

Mais de sessenta detentos foram transferidos para o Centro de Triagem da capital cearense por agentes penitenciários da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. A transferência ocorreu na tarde deste sábado (19/01). Familiares e populares se aglomeraram em cima do muro de contenção do Rio Curtume para acompanhar o processo de desativação da cadeia pública de Nova Russas. 

Ainda sem muitas informações do destino final dos detentos, familiares chegaram a passar mal no local por ocasião das transferências.

Essa semana o secretário da Casa Civil do governo do Estado, Élcio Batista, disse que essa medida do governo tem o objetivo de reorganizar o Sistema Penitenciário do Estado. De acordo com o secretário, o governo já tem dois estabelecimentos penais construídos e uma unidade de segurança máxima para entregar até o meio do ano e aguarda a construção de mais dois prometidos pelo governo Federal.

De acordo com o Conselho Penitenciário do Ceará (Copen) cerca de dois mil detentos do interior estão sendo deslocados de seus municípios para capital cearense e existe uma preocupação com a superlotação, contudo, estão buscando uma solução junto a Secretaria de Administração Penitenciária para que seja criado um sistema de informação para os familiares para se acalmarem, uma vez que vivem momentos de grande aflição.

Por outro lado, Élcio Batista tranquiliza as famílias dizendo que os detentos ficarão em melhor situação do que em cadeias públicas do interior que vivem em completo estado de precariedade.

 

Compartilhar Notícia