Nova Russas: da fundação EMPA ao novo caminho. Por Reginaldo Silva

4 Min. de Leitura

O ciclo político iniciado em 1988, com a eleição do ex-prefeito Chico Rosa vai ficar registrado na história de Nova Russas como o período comandado pelo grupo da fundação EMPA. A Empresa de Projetos Agropecuários formou uma equipe de jovens agrônomos, imbuídos de bons propósitos para chegar ao poder no município. A ideia deu certo, logo chegaram ao comando da administração municipal.

O que pouca gente sabe, é que naquele período, no final da década de 80,  antes de chegarem ao poder, o grupo EMPA, formado pelos agrônomos; Chico Rosa, Costinha, Acácio, Totonho Rosa e Zé Maria,  mantinham uma grande estrutura de serviços prestados a população, uma espécie de prefeitura paralela. Fatores que contribuíram fundamentalmente para pavimentar o caminho até a prefeitura de Nova Russas.

Mais importante que a estrutura de serviços prestados, eles carregavam o vigor da juventude e da transformação política. A contribuição de seus governos, sobretudo, na região do alto é um fato inegável, redes de abastecimento de água, energia e pavimentação mudaram a cara dos bairros periféricos da cidade. A sede também ganhou novos contornos urbanísticos. Quando a cidade começara a ganhar ares regionais, o egoísmo tomou conta do grupo, as vaidades pessoais foram maiores que os objetivos coletivos que levaram o grupo ao poder no início de sua formação. A falta de abertura política para formação de novas lideranças, levou o grupo a deterioração. A queda foi inevitável.

Desde o fim dos 20 anos, de 1988/2008 vivemos um longo período de transição. O governo que derrubou o grupo EMPA foi interrompido abruptamente. Os governos subsequentes ficaram estagnados e o governo atual parece seguir o mesmo estado de letargia.

É preciso que a classe de pensadores do município comece a estudar um novo modelo político, pós grupo EMPA. Precisamos de novas mentes como às do professor Alcebíades Bezerra de Paiva, Jorge Abreu, Demétrio Aragão, doutor Evangelista, Alice Iracema e tantos outros , que  sempre sonharam com uma cidade próspera e desenvolvida. É claro que existe muitos outros nomes, que contribuíram com o avanço da cidade em épocas diferentes, mas cito estes devido ao convívio mais próximo. Falta-nos gente com esse espírito de planejar, executar e fazer acontecer.

É hora de se questionar. Estou satisfeito com a classe política atual? Qual o modelo de políticos que gostaria de ter em minha cidade? Qual deles me enchem de orgulho? Como posso contribuir para mudar essa realidade? Ficar parado vai resolver os problemas? Quais dos atuais políticos da minha cidade devem continuar? Quais devem ser retirados democraticamente pelo voto? Suas atitudes condizem com o novo modelo que aspiro para minha terra? Como quero ver Nova Russas nos próximos 20 anos? Quais pessoas são capazes de tocar o projeto da cidade que planejei em minha mente?

Outro dia, um amigo meu me perguntava: e qual é a resposta para essas perguntas? Hoje vivemos num mundo em que as pessoas querem as respostas prontas para tudo. Não querem se quer, se dar ao trabalho de pensar. Sinceramente, não tenho as respostas, apenas, tenho a certeza que as perguntas certas nos levarão em busca desse novo caminho.

Foto: Heribelton Arts

Compartilhar Notícia