Nova Russas: contrato de assessoria do Meio Ambiente custa três vezes o valor do salário do secretário

3 Min. de Leitura

Um dos maiores problemas com os gastos da prefeitura municipal de Nova Russas é a inversão de valores. Quando se gasta mal, falta dinheiro para outros serviços que deveriam ser aplicados diretamente no bem estar da população. 

Desde de o ano passado (2018) que o pai do prefeito, Washington Pedrosa, responde pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. A pasta estava sem seu titular há um bom tempo. Mas logo no início deste ano, o atual secretário de Finanças e também respondendo pela secretaria do Meio Ambiente, Washington Pedrosa, fez um aditivo ao contrato nº SMA-PP001/2017 com a empresa MÁRCIA CS DE ANDRADE ASSESSORIA E CONSULTORIA AMBIENTAL, no valor de R$ 12,400,00 (doze mil e quatrocentos reais) mensais, para prestar assessoria ambiental.

Dentre os serviços que serão executados estão; a reorganização do Conselho de Meio Ambiente, implementação do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos e elaboração de um Plano Ambiental de Educação. Serviços que poderiam perfeitamente ser resolvidos com a nomeação de um técnico para a secretária, com um custo três vezes menor.

Enquanto isso, o município continua sem fazer um parto na cidade porque o Centro Cirúrgico não funciona, os pacientes que se deslocam para Sobral e Fortaleza continua utilizando um ônibus que não tem nenhum conforto e segurança, pessoas esperando há anos que o município faça as tão propaladas cirurgias eletivas que nunca saíram do papel, além de vários outros problemas que Nova Russas enfrenta.

Falta fiscalização por parte dos vereadores, a população mais consciente não externa sua insatisfação e o Ministério Público, na qualidade de fiscal da lei, precisa se manifestar contra as supostas irregularidades que vem ocorrendo no município.

Se a pasta do Meio Ambiente fosse tão prioritária para o município, certamente o prefeito, Rafael Pedrosa já teria nomeado um titular para secretaria. Portanto, uma secretaria que nem titular existe, não pode justificar um gasto com assessoria que custa três vezes mais o valor do salário de um secretário da área.

É por essas e outras razões que tanto no Natal, quanto  no Ano Novo,  a população de Nova Russas não teve direito a uma “tertúlia” na praça.

 

Compartilhar Notícia