Nova Russas: a primeira semana de 2019. Por Reginaldo Silva

4 Min. de Leitura

Nova Russas entra em 2019 com uma boa notícia, o governo do Estado do Ceará comprou o prédio do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa. O dinheiro foi repassado aos cofres da prefeitura que já depositou o dinheiro na conta do grupo EMPA, (Empresa de Projetos e Assistência Agropecuários), que custou mais de um milhão de reais. Durante o ano de 2018, a prefeitura vinha pagando mensalmente o aluguel do prédio no valor de R$ 6,870,00 (seis mil oitocentos e setenta reais). Com a aquisição do imóvel o município passa a contar com essa economia.

Ainda no campo das boas notícias, no apagar das luzes de 2018, uma fonte nos assegurou que o município teria recebido mais de um milhão de reais para custeio, recursos destinados pelo senador Eunício Oliveira. Portanto, não se pode admitir a desculpa esfarrapada da falta de medicamentos em Hospital e Postos de Saúde. No ano de 2018, o município de Nova Russas recebeu mais de 56 milhões de reais oriundos de 58 receitas.

No campo político, o vereador Adalberto Filho chega a presidência da Câmara Municipal com a missão de torná-la mais transparente. As duas primeiras gestões desta legislatura negaram esse direito a população, nenhuma sessão da Casa Legislativa foi transmitida para o público. Adalberto Filho  também pode avançar e apresentar uma mudança na Lei Orgânica do Município para acabar com a eleição de ano em ano, seria uma medida ética, moral e legal que ajudaria tanto o poder Legislativo, quanto o poder Executivo. A Câmara também precisa aprovar um código de ética para inserir o município no contexto das mudanças políticas do País. A Casa do Povo jamais pode ir na contramão dos anseios que ecoam na sociedade.

No campo administrativo, de acordo com a portaria 805 de 21 de dezembro, o pai do prefeito Washington Pedrosa, que hoje já responde pela secretaria de  Administração, Finanças e Controladoria, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, passa também a responder pela Secretaria de Turismo, Juventude e Desporto. Portanto, passa a ordenar despesas de três secretarias.

Nesta semana, Washington Pedrosa, respondendo pelo Meio Ambiente, fez um aditivo ao contrato nº SMA-PP001/2017 com a empresa MÁRCIA CS DE ANDRADE ASSESSORIA E CONSULTORIA AMBIENTAL, no valor de R$ 12,400,00 (doze mil e quatrocentos reais) mensais, para prestar assessoria ambiental. O contrato de assessoria custa três vezes o valor do salário do secretário da pasta.

Nesta primeira semana de 2019, o empresário e candidato a deputado federal pelo PROS, Valcélio do Paredão, 825 votos, foi anunciado nos meios de comunicação como o novo Chefe de Gabinete do prefeito Rafael Pedrosa. Também especula-se na cidade que o empresário Helter Oliveira, da padaria Recanto Doce, poderia assumir o comando do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, contatado por telefone ele disse que ainda não havia recebido o convite e caso houvesse informaria este colunista da decisão.

Estes foram alguns fatos que marcaram a semana política do município, esperamos que 2019 seja um ano proveitoso, politico, social e economicamente para Nova Russas. Que os homens públicos valorizem a oportunidade de estarem nos postos de comando do município e a população se torne cada vez mais consciente do seu papel de cobrar e fiscalizar as ações públicas.

 

Compartilhar Notícia