Governador anuncia chamada imediata dos pacientes para cirurgias eletivas

3 Min. de Leitura

O governador Camilo Santana anunciou, na manhã desta quarta-feira (16/05), a chamada imediata dos pacientes que serão beneficiados pelo Plantão Saúde Cirurgia. A iniciativa conta com 34 prestadores de serviços de saúde contratados ou em processo de contratação que realizarão 8.162 cirurgias em sete especialidades. A iniciativa visa reduzir a fila de cirurgias eletivas de média e alta complexidade no Ceará. O governador e o secretário da Saúde, Henrique Javi, participaram de reunião na sede da Secretaria com os representantes dessas instituições.

Na primeira etapa do programa, serão destinados R$ 52,4 milhões para o pagamento desses procedimentos, inclusive exames pré e pós-operatórios. A iniciativa deve contemplar 12.466 cirurgias eletivas de alta e média complexidade. Um total de R$ 100 milhões foi disponibilizado pelo Estado para essa finalidade.

“Nós lançamos um edital para que tanto hospitais filantrópicos quanto particulares pudessem aderir ao programa. Catorze instituições já apresentaram seus contratos. O próximo passo agora é a Secretaria apresentar toda a relação de pacientes para que essas instituições já convoquem esses pacientes a partir de segunda-feira”, explicou o governador. Durante a reunião, Camilo Santana agradeceu aos hospitais que serão parceiros nessa iniciativa.

A rede de hospitais do Governo do Ceará fez cerca de 66 mil cirurgias em 2017 e realizou 7,84 milhões de exames no ano passado. O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, destacou a importância do Programa Plantão Saúde Cirurgia para conseguir ampliar ainda mais esse atendimento e reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas no Ceará.

Os pacientes começarão a ser chamados na próxima semana para avaliação pré-cirúrgica para a realização de procedimentos nas especialidades de traumatologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, neurologia, urologia e otorrinolaringologia.

Funcionamento do programa

O Governo do Ceará publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 043, de 5 de março de 2018, Chamamento Público com o objetivo de identificar serviços especializados na área da saúde, e, assim, viabilizar o atendimento das pessoas cadastradas na Central de Regulação (Cresus) com solicitação de cirurgias eletivas até novembro de 2017.

Todos os contratados garantirão o atendimento antes, durante e depois das cirurgias dos pacientes, realizando exames e consultas médicas quando necessários. A comprovação do atendimento será por meio de registro nos Sistemas do Ministério da Saúde.

Para as internações hospitalares, o sistema utilizado é o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), que tem como principal instrumento a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), e ainda, planilhas auxiliares, quando necessário. O agendamento de pacientes para cirurgia, o controle da sua execução e o pagamento dos serviços realizados ficarão sob a responsabilidade da Coordenação de Regulação, Avaliação e Controle (Corac/Sesa).

Compartilhar Notícia