Fux toma posse no TSE e diz que prioridade é Lei da Ficha Limpa e “fake news”

2 Min. de Leitura

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, ao tomar posse na noite desta terça-feria (06/02), foi enfático na defesa da aplicação da Lei da Ficha Limpa e no combate ao “fake news”, disseminação de notícias falsas. De acordo com Fux, a atuação do TSE deve ser pró-ativa e não hesitará na aplicabilidade da Lei.

“A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo político sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa, conquista popular que introduziu, na ordem jurídica, um instrumento conducente o Brasil a um patamar civilizatório ótimo”, destacou Fux.

Luiz Fux, também acrescentou: “os órgãos eleitorais, na qualidade de fiscais da moral procedimental do pleito, devem rejeitar toda e qualquer postulação em desconformidade com o espírito de civismo trazido pela Lei da Ficha Limpa”.

Mesmo ficando no cargo somente até o mês de agosto, em que logo após será substituído pela ministra Rosa Weber que conduzirá o pleito eleitoral deste ano, Fux deixou claro a linha que o TSE adotará: “ficha suja está fora do jogo democrático. Também a corrupção será severamente punida”, prometeu Fux.

Fux  tratou a imprensa como parceira no combate as notícias falsas( fake news), disse que a crise é passageira e que ela servirá para resgatar a confiança do povo brasileiro e que só o próprio povo, através do voto é capaz de superar o momento que estamos vivendo.  Também destacou que os três poderes devem ter um projeto, um pacto democrático e republicano, pois, segundo ele, não há democracia sem política.

 

Compartilhar Notícia