Elenco forte e base mantida: diretor detalha plantel do Ceará para 2018

4 Min. de Leitura

Enquanto o elenco não se reapresenta no dia 2 de janeiro em Porangabuçu, a diretoria do Ceará vai trabalhando forte para montar um plantel poderoso. Afinal, o Alvinegro terá em 2018 Série A do Brasileirão, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Cearense. Para a temporada, a diretoria do Vovô trabalha com a formação de um elenco com cerca de 32 atletas. E no início, logo no estadual, possivelmente o técnico Marcelo Chamusca terá que revezar bastante os atletas, tendo até um time B para atuar em jogos de menor expressão.

Marcelo Segurado, gerente de futebol do Ceará, explicou ao GloboEsporte.com que todo início de temporada pode trazer lesões indesejadas para a sequência. Com a Série A como principal objetivo, o Ceará precisaria de um plantel reforçado para que, em caso de imprevistos, o time chegue forte para o início da competição nacional.

– No início (do estadual), talvez a gente tenha que fazer isso, de revezar jogadores, ter uma opção de time B para o começo do estadual. Mas nós trabalharemos com a mesma proposta de 2017, que foi ter pelo menos dois jogadores por posição, além de buscar jogadores versáteis que possam se adaptar e dar mais opções para o treinador – afirmou o dirigente.

O número ideal de atletas para o Alvinegro de Porangabuçu gira em torno de 32 atletas. Como em todos os anos, alguns nomes promissores da base devem ser integrados ao elenco principal.

– O número ideal de atletas que a gente trabalha no futebol brasileiro é de 32, 33, contando com os goleiros. Se a gente deixa apenas os jogadores de linha, o número cai para 28. Puxamos alguns atletas da base, então podemos ficar com uma lista de 26 atletas de linha no elenco. Essa é a condição de trabalho ideal. Abaixo disso, podemos ter problema com lesões, cartões, aí fica puxado demais, começa a atrapalhar o rendimento – explicou o gerente de futebol.

Esse ano o Ceará abriu espaço para três atletas da base: Clemer, Rafinha e Arthur. Este último foi um dos mais aproveitados, marcando quatro gols na Série B (foi o terceiro artilheiro do time na competição) e ajudando a equipe cearense na vitoriosa campanha do acesso.

– A gente tem prioridades para o ano. A nossa grande prioridade, claro, é a permanência na Série A e buscar uma colocação ali na primeira página, que nos dê uma vaga na Sul-Americana. Mas temos a Copa do Nordeste também, que tem início em janeiro. Lembrando que o Campeonato Cearense é o estadual que começa mais cedo. Por isso, corremos o risco de ter lesão logo no início do ano para a Série A – declarou Segurado.

Manter a base do elenco é palavra de ordem. Até agora, renovaram o contrato os seguintes jogadores: Ricardinho, Pedro Ken, Rafael Carioca, Rafael Pereira, Luiz Otávio, Pio, Fernando Henrique e Elton. Foram contratados até agora o lateral-esquerdo Ernandes, o goleiro Renan e o lateral-direito Renato.

(ge)

Compartilhar Notícia