Do vinho à água: Em 2010, Ceará era vice-líder antes da Copa; em 2018, é o lanterna

2 Min. de Leitura

Vinho para água. A comparação é precisa se colocarmos na balança o período pré-parada de Copa do Mundo do Ceará na Série A do Brasileirão, nos períodos de 2010 e 2018. Da vice-liderança à lanterna, o Vovô amarga uma campanha negativa histórica na elite do futebol brasileiro nesta temporada. Depois de 12 rodadas, nenhuma vitória.

Em 2010, a história foi bem diferente. Antes da parada do Brasileirão para a Copa do Mundo, foram apenas sete rodadas. Na época, o Ceará somou 17 pontos e vislumbrava apenas o Corinthians à frente. Com a vice-liderança antes do Mundial, o Vovô surpreendeu os adversários com o que prometia ser uma campanha impecável. Afinal, até a sétima rodada, nenhuma derrota.

Bem diferente da atual campanha. Depois de 12 rodadas, apenas cinco pontos somados, nenhuma vitória conquistada e a incômoda posição de lanterna do campeonato, distante sete pontos do primeiro time fora do Z-4.

À época, o Ceará tinha o trio de ferro no meio-campo: Heleno, João Marcos e Michel. Em ótima fase, o meia Geraldo comandava a criação. Na frente, o atacante Misael era o responsável por balançar as redes. O Ceará tinha armas que hoje não se observam no elenco alvinegro. Um time questionado, que não conseguiu embalar no torneio e sofre com muitas cobranças por parte do torcedor.

Evidente que o número de rodadas foi distinto de uma Copa para a outra. Por isso, podemos fazer o comparativo com as 12 primeiras rodadas da Série A de 2010. Até a 12ª rodada, o Ceará havia somado 20 pontos, ocupando a quarta colocação na tabela./ ge

Compartilhar Notícia