DICAS DE MARKETING: OPINIÃO DE QUEM ASSISTE X OPINIÃO DE QUEM PARTICIPA DO JOGO. Por Reginaldo Silva

3 Min. de Leitura

DM é a abreviatura de “Dicas de Marketing” coluna que estamos inaugurando hoje, 28 de novembro de 2016, no Ceará Notícias.

Passada uma Campanha Eleitoral é muito importante fazer avaliações. Candidatos, coordenadores, assessores e todos aqueles que participam diretamente do pleito.

É comum todo mundo da palpite em coordenação de campanha. O Especialista Duda Mendonça, chama de  palpiteiros aquelas pessoas próximas ao candidato que vivem dizendo como as coisas devem ser feitas. Nada contra os palpiteiros, eles são importes numa campanha, funcionam como uma espécie de propagadores das informações. No entanto, na ânsia de ajudar, muitas vezes acabam atrapalhando.

O Marketing da Campanha depois de planejado e elaborado, tem que ser seguido, seja ele criativo ou não, o importante é que funcione e dê resultado.

Um bom exemplo de opinião de quem assiste ao jogo e de quem participa do jogo é relembrar a final da Copa do Mundo de 98 entre Brasil e França. Ronaldo Fenômeno passou mal antes da partida final e não estava se quer relacionado para jogar. Quem estava nas arquibancadas ou assistindo o jogo pela TV, não tinha a mínima noção do que acontecia dentro do campo. Imagine agora, a cabeça dos companheiros de Ronaldo, da Comissão Técnica, do médico, em autorizar ou não a entrada de Ronaldo em Campo.

Só os especialistas tinham acesso ao que estava acontecendo. Os demais apenas assistiam e faziam um monte de especulações. Nessas horas, todo mundo é técnico e sabe exatamente a fórmula para todos os problemas.

A  mesma analogia serve para aqueles que coordenam campanhas eleitorais. O especialista não deixa que a emoção prevaleça sobre a razão, na pior das hipóteses ele segue a intuição, sempre buscando o melhor caminho.

Na próxima campanha escute o especialista. A opinião de quem assiste ao jogo, embora com o intuito de ajudar, é muito diferente daquele que está dentro de campo.

Sobre o Autor

Reginaldo Silva- professor, historiador, radialista e consultor de marketing

sugestões, críticas e contatos

[email protected]

Compartilhar Notícia