Nunca despreze a importância da propaganda boca boca. Na era da comunicação em massa, as notícias se espalham numa velocidade impressionante. Mas nem sempre foi assim.

A cavalgada de Paul Revere talvez seja o exemplo histórico mais famoso de uma epidemia de propaganda boca boca.

Revere ao tomar conhecimento que os Ingleses estavam preparados para fazer uma invasão as colônias americanas, iniciou a famosa “cavalgada da meia noite”. Ele gritava ” os ingleses vem aí” e a notícia se espalhou como um vírus, o que viria a deflagrar posteriormente o fato histórico que ficou conhecido como Revolução Americana.

Nesta mesma noite, outro companheiro de Revere, Willian Dawes,  partiu em outra direção, dando a mesma informação, percorrendo o mesmo número de localidades e a mesma distância e não obteve o mesmo resultado.

Na maioria da localidades em que Revere passou os colonos se armaram e venceram os ingleses, ao contrário do que ocorreu nas localidades em que Dawes passou.

A pergunta é: por que uma mesma notícia, dada no mesmo local e no mesmo contexto, não obtém o mesmo resultado?

A Resposta é dada pelo estudioso Malcolm Gladwel, autor do livro “O Ponto da Virada”, ele chama esse evento de Regra dos Eleitos. Ou seja, pessoas como Paul Revere, são dotadas de um talento único que é difícil de encontrar em uma única pessoa. Eles são comunicadores, Experts e vendedores. temas que ainda iremos abordar posteriormente aqui nesta coluna.

Paul, tinha uma notícia que representava a liberdade dos colonos americanos, as circunstância em que passou a informação e a forma como  repassou  foram fatores fundamentais para gerar uma epidemia boca boca.

Portanto, a Dica de Marketing de hoje é, antes de mais nada, tenha um bom produto para deflagrar sua campanha, depois, encontre grandes comunicadores, especialistas e vendedores e ela a obterá o sucesso desejado!

Sobre o Autor

Reginaldo Silva-  Comunicação, Marketing e Educação

reginaldosilvapmn@hotmail.com

Facebook: Reginaldo Silva

Deixe Sua Mensagem