DICAS DE MARKETING 4: PESQUISAS APONTAM CAMINHOS E MARKETING NÃO FAZ MÁGICA. POR REGINALDO SILVA

2 Min. de Leitura

Nunca teime com os números. É óbvio que toda regra tem exceção, mas, na grande maioria o resultado das pesquisas acaba prevalecendo.

O mestre do Marketing Político Duda Mendonça, relata em  seu Livro “Casos e Coisas” o episódio que ocorreu em Pernambuco por ocasião da campanha para reeleição do então Governador Miguel Arraes.

Duda havia sido convidado para coordenar a Campanha de Arraes. Fez um levantamento geral de pesquisas quantitativas e qualitativas e descobriu que era uma missão quase impossível reeleger o político naquelas circunstâncias.

Depois do relatório elaborado foi para a parte mais difícil de um marqueteiro, dizer para o candidato que  não dava para ele ganhar aquelas eleições, teria chances para o Senado, mas não para Governador.

Miguel Arraes, político experiente, ouviu com atenção os dados relatados e pediu um tempo para pensar naquela situação. Uma semana depois voltou a se encontrar com Duda e disse que não havia saído pela porta dos fundos nem no período da Ditadura Militar, mesmo com todas as circunstâncias apontando contrariedade não iria temer o veredito popular e se tivesse que sair, sairia pela porta da frente.

À sua atitude  honrosa e corajosa não o impediu de perder as eleições naquela época. Duda coordenou a campanha usando sua genialidade, mas não foi suficiente para combater o que os números haviam apontado.

A Dica de Marketing de hoje vem de um gênio do Marketing Político.

Marketing não faz mágica, principalmente quando os números apontam na direção contrária.

Sobre o Autor

Reginaldo Silva- professor, historiador, radialista e consultor de marketing

sugestões, críticas e contatos

[email protected]

Facebook: Reginaldo Silva

Compartilhar Notícia