/DICAS DE MARKETING 25: SER VÍTIMA OU RESPONSÁVEL EIS A QUESTÃO. POR REGINALDO SILVA

DICAS DE MARKETING 25: SER VÍTIMA OU RESPONSÁVEL EIS A QUESTÃO. POR REGINALDO SILVA

Certa vez perguntaram ao bilionário do petróleo do Texas Bunker Hunt que conselho ele daria para as pessoas que quisessem ser bem sucedidas. Ele respondeu que o sucesso era simples: primeiro você decide com precisão o que quer, depois paga o preço que for necessário para fazer acontecer e realizar o seu sonho.

Muitas pessoas ficam no meu do caminho por conta de pequenos fatores. A distinção entre responsabilidade e vitimismo é um deles.

Quando algo vem dando errado em nossas vidas é comum buscarmos um culpado, na maioria das vezes culpamos por nossos fracassos, fatores externos e alheios a nossa responsabilidade. Somos sempre as vítimas e saímos culpando tudo que vem pela frente, menos a nós mesmos. Culpamos o governo, os impostos, os políticos, o patrão, os aliados, os colaboradores e até o tempo, se está chovendo ou fazendo sol, também levam sua parcela de culpa.

Colocar-me como vítima é mais cômodo, ser o pobre coitado, me coloca numa posição confortável, ao reclamar de tudo e colocar a culpa no outro, tira a minha responsabilidade. Acontece porém, que ao tornar esse comportamento um hábito, me trono refém desse círculo vicioso.

Podemos alterar essa linha de comportamento, nos tornando os verdadeiros responsáveis pelas nossas atitudes. Basta fazermos o seguinte exercício: ” e se eu for o responsável, ao invés de ser a vítima.” Você não precisa assumir a culpa por aquilo que deu errado, mas fazer uma simples reflexão, caso tivesse agido de outra forma, o resultado poderia ter sido completamente diferente.  Assumir a responsabilidade  me coloca como condutor das circunstâncias,  torna-me responsável, protagonista do sucesso e agente transformador da própria vida.

O eu vítima não consegue encontrar soluções. O eu responsável transforma a vida das pessoas.

Ser responsável e obter o sucesso desejado é um processo contínuo que me faz crescer emocional, social, espiritual, fisiológica, intelectual e financeiramente. contribuindo de alguma forma para transformação do outro. A estrada do sucesso está sempre em construção.

Encerro a Dica de Marketing de hoje com o pensamento de Henry David Thoreau: ” as coisas não mudam, nós mudamos”

Se você gostou da nossa Dica de Marketing de hoje, curte, compartilha, ou deixa um comentário no Facebook, ou manda para um amigo que você acredita que pode ajudá-lo de alguma forma. Valeu galera, um grande abraço e até a nossa próxima Dica de Marketing.

 Sobre o Autor

Reginaldo Silva- professor, historiador, radialista e consultor de marketing

reginaldosilvapmn@hotmail.com

Facebook: Reginaldo Silva

Deixe Sua Mensagem