/DICAS DE MARKETING 23: O QUE É MARKETING? POR REGINALDO SILVA

DICAS DE MARKETING 23: O QUE É MARKETING? POR REGINALDO SILVA

Desde que o homem deixou de ser nômade e se fixou numa determinada região e passou a ser produtor, paulatinamente foram mudando as relações sociais. Com o excedente da produção vieram as relações comerciais entre as pessoas.

Do escambo ao marketing 3.0. Essa evolução se intensificou com o surgimento da imprensa por Gutenberg. A Bíblia foi produzida em larga escala, surgiram panfletos, jornais, revistas e os anúncios de produtos para venda.

Com o passar dos anos vieram os outdoors, o rádio, a televisão os painéis de led, baners, sites, portais e as redes socias: Facebbok, Instagran, WhatsApp, Twitter, Youtube e outras inúmeras redes de contatos de comunidades virtuais.

No início, o Marketing 1.0 tinha como foco exclusivo o produto. O objetivo era atingir as massas e não fazia nenhum esforço para atender ou se adaptar aos desejos do cliente.

Na fase seguinte, o foco deixou de estar no produto e passou a estar no consumidor. Aqui o objetivo já estava voltado para dar resposta às suas necessidades e desejos.  Surge a famosa frase “o cliente tem sempre razão”. A estratégia agora é adaptar as várias linhas de produtos e diferentes variações às suas reais necessidades.

O Marketing 3.0 é voltado à união de valores comuns. A criação de produtos busca a afinidade e identidade com a marca de comunidades e seguidores. Assim, agiliza e facilita o processo de decisão das comunidades que os partilham. São produtos e serviços da era da informação em alta velocidade.

Muita gente confunde Marketing com propaganda e publicidade. Na verdade, essas ferramentas são apenas instrumentos utilizados por ele para atingir seus objetivos.

Em 1954 Peter Drucker considerou o Marketing como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores.

No ano 2000, outro especialista da área Philip Kotlet definiu que Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação da oferta e da livre troca de produtos e valor entre si.

Em 2017, a minha definição é simples: “ o Marketing é um processo que envolve a criação, construção e transformação de um produto que gere valor pessoal, profissional, social e desenvolva relacionamentos lucrativos.’

Se você gostou da nossa Dica de Marketing de hoje, curte, compartilha, ou deixa um comentário no Facebook, ou manda para um amigo que você acredita que pode ajudá-lo de alguma forma. Valeu galera, um grande abraço e até a nossa próxima Dica de Marketing.

 Sobre o Autor

Reginaldo Silva- professor, historiador, radialista e consultor de marketing

[email protected]

Facebook: Reginaldo Silva

Deixe Sua Mensagem