Crateús: facção planejava executar, delegada, promotor e juiz

4 Min. de Leitura

Um suposto plano de execução de autoridades de Crateús por facções criminosas foi desvendado. O plano  foi descoberto pelas instituições de Investigações do Estado do Ceará e tinha como alvo a Delegada de Polícia Civil Ana Scotti, um agente penitenciário de identidade não identificada, o promotor de justiça José Arteiro Soares Goiano e o juiz das execuções Penais Doutor Francisco Gilmário Barros Lima.

O plano foi detectado pelo serviço de inteligência da Secretaria de Justiça, da COIN (Coordenação de Inteligência), revelando-se que integrantes de uma facção criminosa planejavam a morte de autoridades constituídas do município de Crateús.

A ação que seria realizada por membros da facção já estaria elaborada. Foram identificados detalhes de como ocorreriam as execuções, local de partida, de abordagem e rotas de fugas, tudo preparado para consumarem o fato.

Após tomarem conhecimento, as autoridades do município de Crateús já se manifestaram, inclusive nesta quinta-feira já foi realizada uma reunião com autoridades do município de Crateús, já foi acionado o Núcleo de Segurança Institucional, em que  vários setores de Investigações já assumiram as investigações do caso e, dando prosseguimento a esse trabalho, por volta das 11 horas desta sexta-feira (20/04) todos os juízes da Comarca de Crateús, juntamente com outras autoridades estarão participando de uma audiência no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para discutir o problema tão sério.

O promotor, José Arteiro Soares Goiano,  relatou que as denúncias são graves, são verdadeiras e precisam ser apuradas com mair profundidade. Segundo ele, a intenção é intimidar as autoridades constituídas de Crateús que vem realizando um grande trabalho no combate ao crime organizado, mas, destacou que nenhuma dessas ameaças farão as autoridades arrefecer o trabalhor, pois acredita que as instituições do bem totalmente unidas e imbuídas de um propósito sempre vencerão o mal.

O promotor revelou ainda  que já tem prováveis nomes de quem seriam os mandantes e quem seriam os executores. Ele informou que todas as providencias estão sendo tomadas e que em breve surgirão novidades a cerca do caso. Com relação ao assunto, ele fez questão de dar ampla divulgação e que este é o momento propício para que as pessoas tomem conhecimento do que vem ocorrendo em Crateús e até que ponto a audácia dos criminosos está chegando.

Procuramos a Delegada Regional mas ela não quis se pronunciar a respeito do assunto por enquanto, mas relatou que seus superiores já tomaram conhecimento do plano macabro plano.

Essa não é a primeira vez que José Arteiro  foi ameaçado de morte. Segundo ele, isso é uma maneira de tentar intimidar-lo em represália ao trabalho que tem sido feito na Comarca de Crateús no combate ao crime organizado. Segundo ele, ainda existem outros pontos graves que estão sendo investigados, mas que por enquanto não podem se revelados, para não atrapalhar as investigações que continuam em andamento.

(Com informações de Tony Sales)

Compartilhar Notícia