Cid não comparece a Convenção PT, PDT

3 Min. de Leitura

A Convenção realizada na manhã deste domingo (05/08) pelo PT e PDT que homologou a candidatura a reeleição do governador Camilo Santana (PT), na quadra de esportes do Colégio Ari de Sá, deixou uma dúvida no ar.

Alguns pontos merecem determinadas ponderações:

Na Convenção, de um lado, uma coluna com uma  foto do ex-presidente Lula com a frase, ” Todos pelo Ceará” e do outro, a mesma frase, em outra coluna do presidenciável Ciro Gomes. O ex-govenador Cid Gomes também não deu às caras na Convenção de seu partido. O presidente estadual da sigla, André Figueiredo, esteve no início do evento e logo em seguida desapareceu.

Camilo chegou com a mulher e os filhos, acompanhado do prefeito Roberto Claudio. O evento teve apenas dois oradores. A vice-governadora foi muito ponderada em sua fala, mas notava-se que ela ficou meio travada em seu discurso, fez referências muito positivas ao ex-governador Cid Gomes, a quem atribuiu seu aprendizado e ingresso na vida pública ao ex-gestor.

Camilo se emocionou ao ver a multidão que o esperava para aclamar sua reeleição. Ele fez um discurso emocionado, ressaltando que aquele palanque onde estavam, não tinha lugar para discórdia, para intriga e para a desunião. Camilo disse que a marca de seu governo e daquele palanque seria sempre o diálogo. O governador não fez nenhuma referência a parceria com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, contudo, se dirigiu a Cid Gomes como o maior gestor do Estado do Ceará, destacando que ele fará um grande trabalho como senador representando o Ceará.

Camilo disse que Cid havia ligado para ele na madrugada de hoje relatando que estava terminando de fazer o fechamento das coligações e em virtude do cansaço e de uma enxaqueca de última hora não iria participar da Convenção dos dois partidos.

Manifestantes do ex-presidente Lula estavam muito a vontade no evento, enquanto membros do PDT, sentiam um certo desconforto por não ver nenhum de seus maiores representantes, membros da família Ferreira Gomes no palanque.

Os partidos tem até amanhã (06/08) para entregar a ata das Convenções que homologa as candidaturas, portanto, caso haja alguma alteração nas coligações partidárias, o prazo definitivo para possíveis alterações ainda será resolvido nesta segunda-feira (06/08), prazo final para entrega da documentação à Justiça Eleitoral.

O PDT vem acompanhando as últimas movimentações do PT, no sentido de isolar a candidatura de Ciro em nível nacional, esse fator também tem causado um certo desconforto entre as duas siglas. Todos sabem que Camilo não pode fazer muita coisa fora do Estado, mas, muitos pedetistas esperavam que Camilo, que vive um grande momento em sua vida pública, tivesse mais força partidária no Estado, para manter o apoio a Ciro Gomes em nível nacional.

(Reginaldo Silva, Ceará Notícias)

Compartilhar Notícia