#Cearáemférias: faça uma visita guiada na Arena Castelão, um dos maiores estádios do Brasil

4 Min. de Leitura

Que o torcedor cearense é apaixonado por futebol, ninguém tem dúvida. E, com a entrada de Fortaleza entre as cidades sedes da Copa do Mundo do Brasil de 2014, a capital do Ceará passou a imprimir mais um cartão postal: o terceiro maior estádio da Copa e o quarto do Brasil, a Arena Castelão. Além das partidas, em que as torcidas dos clubes lotam e colorem o estádio, os fãs do futebol podem conferir toda a estrutura do equipamento em uma visita guiada. Passear por onde jogadores se preparam para o espetáculo e conhecer um pouco da história são apenas alguns dos atrativos dessa experiência.
O Estádio Governador Plácido Castelo foi inaugurado em 11 de novembro de 1973. O antigo Castelão, batizado em homenagem ao governador do Ceará que deu início à construção do estádio, Plácido Aderaldo Castelo (1966 a 1971), foi totalmente reformado e reestruturado em 2012, sendo o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ser entregue no País.
cast2“Toda a estrutura impressiona”, afirmou empolgada Eloneide Patrício, 36 anos, coordenadora pedagógica do projeto educacional Ilhas de Maracanaú. “Essa é a primeira vez que venho aqui. Estamos trazendo as crianças do projeto para conhecer o Estádio e estou tão encantada quanto eles. A Arena Castelão é algo muito rico e que temos de valorizar em nosso Estado. Adorei o campo, achei muito bonito, além de ser a maior representação do local. É nesse lugar que sai todas as emoções vividas pelos jogadores e torcedores”, comentou a coordenadora.
Quem conhecer o Castelão e passar por uma das 144 catracas espalhadas pelo equipamento, terá acesso às arquibancadas que contam com assentos rebatíveis e na cor verde-claro, remetendo à bandeira do Ceará. São 1.675 cadeiras reservadas para pessoas com deficiência ou obesas, 1.900 vagas cobertas do estacionamento – 100 delas destinadas a pessoas com deficiência -, além de 44 quiosques de alimentação, 85 banheiros, 52 camarotes com poltronas estofadas e um camarote presidencial, com capacidade para 80 pessoas e com cozinha exclusiva.
RpersoVisitando o Estado pela primeira vez, o turista santista Waldenir Júnior, 34 anos, veio com amigos e familiares para conhecer a Arena Castelão. Fã de futebol desde pequeno e torcedor do Santos Futebol Clube, o propagandista ficou surpreso com toda a grandiosidade do estádio. “Para quem não conhece esse local, precisa conhecer. Inclusive, há um ótimo restaurante aberto para o público, que só aumenta, mais a agradabilidade de estar dentro de um estádio tão gigante. Toda essa estrutura é fantástica. Mais um motivo pra visitar essa linda cidade, conhecendo mais seus aspectos culturais”, destacou o turista.
cast3Com capacidade para 64 mil pessoas, a Arena Castelão também envolve seus visitantes com uma agradável visita guiada, onde se pode andar pelos espaços internos do local, além de conhecer mais da história do equipamento no Museu do Castelão. “Essa é minha primeira vez aqui e não consigo parar de ficar espantada com todo esse tamanho. É tudo lindo. Só em saber que meus principais ídolos já pisaram e jogaram neste gramado, isso me deixa emocionada”, disse a estudante Maria Júlia, de 11 anos, participante do projeto educacional Ilhas.

 

Compartilhar Notícia