Bahia bate o Ceará de virada na Fonte Nova

3 Min. de Leitura

De um lado, o Bahia almejando os três pontos para alcançar voos mais altos na Série A; do outro lado, um Ceará sedento pelo triunfo para deixar o Z-4 longe. A resultado disso foi um bom jogo entre os times nordestinos. Na primeira etapa, emoção: o Ceará saiu na frente e o Tricolor buscou o empate. Já no segundo tempo, um confronto mais morno, coroado pela mística do Bahia, à qual o torcedor está acostumado: o Tricolor controlou as ações, procurou espaços na defesa adversária e, no apagar das luzes, com um golaço de letra, Edigar Junio virou o placar na Fonte Nova.

Empurrado pelo torcedor, o Bahia começou o jogo pressionando o Ceará no campo de defesa. Mas, como a lógica por vezes foge do futebol, quem abriu o placar foi o Vozão aos sete minutos, com Calyson  A partir daí, a equipe cearense perdeu a força ofensiva e optou por um esquema mais recuado. Resultado? Pressão do Bahia por todos os lados, principalmente pela esquerda com Léo, Ramires e Zé Rafael. O último, inclusive, foi o responsável por trazer o alívio aos 17 mil torcedores presentes na Fonte Nova: aos 43, após cruzamento de Elton, ele cabeceou no contrapé de Everson e deixou tudo igual.

Diferente do primeiro tempo, a segunda etapa foi mais estudada na Fonte Nova. O Bahia dominou a posse de bola, procurou os espaços na defesa do adversário, mas, nas poucas chances que achou, não conseguiu traduzir em gol. Sem efetividade, o Ceará tentou explorar os contra-ataques. As melhores chances vieram com os chutes de Ricardinho a longa distância. Com a saída de Léo, por cansaço muscular, Enderson Moreira colocou Paulinho na partida para dar sequência aos ataques pela esquerda, mas o gol do triunfo veio da direita: após assistência de Bruno, Edigar fez o segundo do Bahia aos 47 minutos

Com o triunfo desta noite, o Bahia fica a poucos passos de garantir permanência na Série A. A equipe chegou aos 44 pontos, teoricamente a apenas um dos 45 almejados pelas equipes que brigam contra o rebaixamento.

Zé Rafael marcou o primeiro gol do Bahia no primeiro tempo da partida e deu fim ao seu jejum: ele não balançava redes adversárias desde 8 de agosto, quando marcou contra o Cerro, pela Sul-Americana. No clube desde a temporada passada, o meia tem 16 gols com a camisa tricolor. /ge
Compartilhar Notícia