Operação do Carnaval contará com 4.774 policiais

5 Min. de Leitura

 

Em algumas cidades do Ceará já começa hoje uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval. Serão quatro dias de folia no litoral, na serra e na Capital, e para segurança e comodidade dos foliões cearenses e os quase 100 mil turistas que desembarcam em Fortaleza, a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgaram, na manhã de ontem, o plano operacional dos agentes de segurança, de trânsito, de transporte e de saúde que irão atuar a partir das 18h de hoje às 6h de quarta-feira, 18.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE), os destinos mais procurados neste ano são as praias do Morro Branco, Porto das Dunas, Canoa Quebrada, Cumbuco, Jijoca de Jericoacoara e a serra de Guaramiranga. Quem vai ficar na Capital e quiser participar de alguma festa terá como opções o Aterrinho da Praia de Iracema; o tradicional desfile dos blocos de Maracatu na Avenida Domingos Olímpio; o Largo da Dona Mocinha; o Estoril; o Passeio Público para as crianças e também, o Mercado dos Pinhões.

Entre as ações, a Prefeitura de Fortaleza irá contar com um efetivo de 592 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) auxiliando a fluidez do trânsito; 348 guardas municipais reforçando a segurança nos principais pontos de concentração na Praia de Iracema e na Avenida Domingos Olímpio, e ainda uma frota reserva de 115 ônibus.

Segurança

Na Capital, o efetivo de 348 guardas municipais será dividido em: 180 na Avenida Domingos Olímpio, de domingo a terça-feira, sendo 60 homens por dia. Na Praia de Iracema, o total é de 80 guardas em escala de 16 por dia. Já no Passeio Público, de sábado a terça-feira, serão 24 homens e no Mercado dos Pinhões, 65.

A Secretaria de Segurança do Estado também divulgou o plano das coordenadorias operacionais e vinculadas para este Carnaval. A Polícia Militar contará com 3.607 policiais; a Polícia Civil, com 351; o Corpo de Bombeiros, 575 e a Polícia Forense, 53, que atuarão em conjunto com o Copol, Coin, Ciopaer e Ciops, totalizando um efetivo de 4.774.

Já a Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) terá 448 policiais atuando em 56 viaturas e 57 motos, nos 23 pontos fixos. Além disso, terão 19 postos avançados funcionando e 88 bafômetros. Conforme o delegado Fernando Menezes, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, “essa operação foi estruturada de acordo com a demanda da Secretaria de Turismo, das estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e com a experiência dos anos anteriores. As cidades onde há um aporte maior de segurança pública foram discriminadas, e a partir daí desenvolvido um plano de segurança com policiais civis, Bombeiros e Polícia Militar distribuídos em todo o Estado do Ceará”. O delegado destaca que o reforço policial irá abranger todas as áreas onde há um maior fluxo turístico e de foliões no interior.

O comandante Geovane Pinheiro da PM ressaltou que o efetivo da Polícia Militar foi dividido em quatro quadrantes (Capital, Região Metropolitana, Interior Sul e Interior Centro). Em Fortaleza, serão utilizados cerca de 700 agentes do Policiamento Ordinário, Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Ronda. “Atenderemos a todos os eventos carnavalescos e religiosos da Capital e reforçaremos apoio aos centros educacionais, onde são assistidos os adolescentes em conflito com a lei. O apoio maior será em algumas cidades litorâneas e serranas”, garante Pinheiro.

O plano operacional conta com o apoio também de dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM), dois POE e cinco aeronaves, sendo uma com imaginador aéreo e uma com resgate aeromédico.

Compartilhar Notícia