Alvinegro leva a melhor em cima do Flamengo, fora de casa, e conquista três pontos no Brasileirão

3 Min. de Leitura

Ceará festejou uma vitória em cima do Flamengo, em um Maracanã lotado, neste domingo (2). Experiente, Lisca trocou peças, mudou sistema e fez diversas alterações no time durante toda a partida. A briga se dava principalmente entre o ataque da equipe carioca e a defesa do Vovô, que jogava em dia ilumidado e atuação muito acima da média, que já é boa. Com o setor defensivo forte, restava ao time cearense a missão de brigar por um gol. Resultado: esse surgiu de uma jogada invidividual de Leandro Carvalho, e coroou o esforço da equipe fora de casa.

O Ceará entrou no primeiro tempo com um meio-campo bastante recheado. Um 2-4-2-2, com João Lucas e Samuel Xavier na segunda linha. O Flamengo adotava uma postura agressiva, e apostava no ataque, mas formação neutralizava as tentativas do time pelo meio, e marcava forte Paquetá, Diego e Everton Ribeiro. Quando finalizava, a bola parava em Éverson. Um problema chamava atenção: o time não conseguia nem chegar ao ataque, apenas se defendia. A equipe carioca tinha 73% da posse de bola e chegou a marcar aos 11 do primeiro tempo com Diego, mas o bandeira assinalou o impedimento.

Após a parada técnica, a primeira mudança. Quixadá que estava mais solto passou a atuar mais próximo com Arthur e Leandro Carvalho, e adotou o 4-2-3-1. As chances de ataque começaram a surgir, mais precisamente aos 29 minutos do primeiro tempo com Calyson. Ainda no primeiro tempo, finalizou também com Leandro Carvalho e Juninho Quixadá.

Para o segundo tempo, Lisca optou por Felipe Azevedo no lugar de Calyson. O Flamengo retornou a campo ainda mais agressivo e buscando o gol a todo custo. Em uma das disputas na área do Vovô, Luiz Otávio conquistou a bola e garantiu um bom contra-ataque, Felipe Azevedo finalizou, e quase abriu o placar, provando ser uma mudança bem escolhida.

Foi a vez do Flamengo fazer suas alterações, mas nem a entrada de Lincoln e Vitinho pode abrir a marcação do Vovô. Arthur e João Lucas saíram e Arnaldo e Eduardo Brock entraram, intensificando a marcação. O Flamengo investia em cruzamentos e bolas aéreas, que os zagueiros alvinegros afastavam. Arnaldo e Samuel Xavier marcavam Vitinho, e anulavam qualquer jogada do atacante. Mas o Ceará não conseguia um contra-ataque ou desenvolver as transições de bola.

O 0 a 0 parecia estar definido, quando Leandro Carvalho, em uma jogada individual, driblou Réver, mandou para as redes e marcou o gol da vitória do Ceará em um Maracanã lotado que vaiava os donos da casa.

O próximo desafio do Vovô será contra o Corinthians, na quarta-feira (5), na Arena Castelão, a partir das 20 horas. O Alvinegro tem 20 pontos e ocupa a 19ª posição na tabela./ ge

Compartilhar Notícia