A foto de Lula não deve ir nas urnas, após impugnação

1 Min. de Leitura

Neste dia 15 de agosto termina o prazo pra registro de candidaturas para as eleições 2018. O PT segue com o “Plano Lula”, e deve protocolar o pedido de registro no prazo final, até as 19h do dia 15 de agosto.

A partir do dia 16 de agosto as candidaturas ficam sujeitas a pedidos de impugnação.

Partido adversário, coligação adversária e Ministério Público podem fazer impugnações. São cinco dias para impugnação a partir da publicação do edital e mais sete dias para a defesa. O processo vai para um relator definido por sorteio no TSE e ele leva para julgamento.

Ministros do TSE tem a orientação de não confundir o eleitor, portanto, especialistas acreditam que a foto de Lula nas urnas é pouco provável. A lei diz que enquanto não terminar julgamento de registro, o sujeito continua candidato. Mas a mesma lei diz que esse julgamento deve ser feito nas instâncias ordinárias, que para candidato à presidência é no TSE. Até dia 17 de setembro, com o TSE julgando, o pedido de registro sendo indeferido, o nome dele não vai para urna eletrônica. Até dia 17 de setembro é o último dia para mudança de chapa.

Compartilhar Notícia